Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental.
É nela que o paciente olha para si mesmo e pensa nas razões que levam à determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
Antes de optar por fazer terapia, é necessário entender que:
Terapia não é milagre, mesmo uma terapia breve pode levar alguns meses dependendo do que está trazendo e também do seu comprometimento.
Comprometimento é algo imprescindível para fazer as coisas darem certo, pois o psicólogo está para desenvolver nas sessões, diversas técnicas e te fará caminhar por reflexões profundas que muitas vezes precisará de seu empenho para abdicar até em casa em alguns exercícios proposto para mudanças de comportamento.
Você é responsável pelo seu bem-estar, o psicólogo lhe direciona, mas a caminhada é sua.
Você terá que comparecer a todas as sessões, sendo leal a sua busca por desenvolver seu autoconhecimento.
Humildade, pois você está buscando um profissional por não conseguir fazer sozinho.
A terapia também te deixa claro que ser vítima não trará nenhum benefício, você precisará ter coragem para enfrentar e romper com as mazelas emocionais acumuladas.
Desenvolver a vontade de ser um aprendiz, um explorador de si mesmo.
Capacidade todos temos de mudar nossa história, mas muitas vezes presos diante as crenças limitantes não conseguimos nem dar o primeiro passo.
A terapia tem seu custo em valor e tempo, pois nada será resolvido em uma sessão relâmpago.
O que custa caro é continuar sofrendo numa vida sem sentido, justificando-se o tempo todo e mantendo seu padrão, os anos passando e você não quer que piore.
A falta de consciência então pode lhe custar uma fortuna, por exemplo depois de passado10 anos ou mais e aí você se dá conta de que precisava ter buscado por um profissional que poderia ter feito toda a diferença na sua vida.
Então terapia é importante ou não?
~Lucimara San~
Comentários